Slider

TENDÊNCIAS PARA O VAREJO 2019

Janeiro e fevereiro são meses de muito estudo para gente que trabalha com varejo. E isso se dá por conta da NRF’s Big Show – NY,  que desencadeiam uma série de eventos nacionais para o debate  e o estudo dos cases.  Resumimos tudo isso em 5 tendências para o varejo em 2019 na qual você deve apostar:

TENDÊNCIA 1: AMADURECIMENTO DO CONCEITO DE OMNICHANNEL PARA OMNIPRESENCE

Omnichannel é um conceito que vem sendo bem trabalhado nos últimos anos. O objetivo é integrar todos os pontos de contato da marca.  Dessa forma, o shopper não deve perceber  diferença entre a experiência da loja física, virtual, e demais pontos de contato que a marca possuir.

O Omnipresence é o amadurecimento desse conceito.  E isso garante uma presença muito mais forte entre a marca e o shopper.  Trazendo para a realidade do empresário, é sumir com aqueles discursos que o preço da loja física é diferente do on-line. Ou que o produto vendido on-line não pode ser retirado na loja. Enfim, é eliminar qualquer outro ruído que possa surgir antes, durante ou  após a venda.  Resumindo:  Omnipresence  é fazer com que marca  a esteja presente em todos os momentos online e off-line e se adeque ao que for mais cômodo ao cliente.

TENDÊNCIA 2: MARCAS DO E-COMMERCE ABRINDO LOJAS FÍSICAS

Para surpresa de muitos, a loja física continua viva! E o movimento de marcas do e-commerce abrindo lojas físicas é crescente. Pesquisas recentes mostram que após a abertura de uma loja física as vendas online nas redondezas da loja crescem em até 5 vezes em 6 meses. O retorno alto justifica a operação mesmo quando essa vende pouco.  Parece estranha essa afirmação, mas é que muitas dessas lojas são somente um local de experimentação. Local para o shopper conhecer os produtos e ter uma experiência com a marca. O que nos leva a contar sobre a tendência 3!

A Sós: Da venda direta para o e-commerce, do e-commerce para o varejo.
Veja mais sobre esse nosso projeto desenvolvido pela gente.

TENDÊNCIA 3: LOJAS TEMPORÁRIAS – POP UP STORES

As pop up stores são lojas que funcionam por um período curto e já determinado.  Esse formato de loja é ideal para varejistas presente no e – comerce. Isso porque são uma solução para diminuir investimento da operação de uma loja convencional. Com projetos pensados para gerar uma experiência memorável e grande apelo estético, essas lojas permitem aos empresários testarem mercados.  Ou marcar o conceito da empresa com uma experiência conceitual.

TENDÊNCIA 4: TECNOLOGIA DO PDV (PONTO DE VENDA)

A tecnologia está presente em tudo nas nossas vidas e no momento da compra não é diferente. As lojas online estão buscando cada vez mais parecer com as lojas físicas. E as lojas físicas com as lojas online. Assim entram em cenas tecnologias cada vez mais acessíveis ao médio e pequeno varejista.  É o caso dos beacons e do reconhecimento facial, para cruzamentos dos dados on-line com a sugestão de produtos conforme o cliente circula na loja.

Outras situações do uso da tecnologia como tendência para o varejo 2019 é a ajuda de robôs para informações e atendimento, espelhos virtuais nos provadores e o auto checkout.  E esse ultimo é  a “queridinha” de todo shopper pois evita filas e o contato com vendedores.


Loja Amazon: Checkout free

TENDÊNCIA 5: CUSTOMIZAÇÃO DE PRODUTOS

A palavra de ordem é atender as necessidades do cliente, e a customização é maior prova do quanto uma empresa está disposta a satisfazer. Por isso, dar ao shopper a possibilidade de escolher a combinação das cores do produto é uma das formas de gerar nele a experiência da criação do produto gerando maior engajamento.

Gostou das sugestões? Tem algum desses temas que você gostaria de saber mais? Deixe seu comentário e nos ajude a gerar mais conteúdo que te ajudem a ter uma loja ainda mais lucrativa!

Comentários

Comentários

    Deixe uma resposta

    Busca

    Newsletter

    Você poderia gostar de...

    • PROJETO LOJA INFORMÁTICA – Microface PROJETO: MICROFACE LOCAL: Belvedere Mall, Belo Horizonte – MG. O NEGÓCIO: Manutenção de computadores e venda de software CONCEITO: Transmitir aos clientes os atributos da marca Microface: tecnologia e atendimento diferenciado. No projeto foram impressas a paleta de ...
    • PROJETO DO SHOWROOM MARMORARIA – Rangel Márm... Implantamos o conceito de Home Center ao novo showroom da Rangel Mármores e Granitos. Isso é, a loja se torna um grande local de experiência e experimentação, onde o shopper não só ...
    • PROJETO LANCHONETE – Roma Lanches Projeto concluído! Design de Interiores + Identidade visual (Logo marca e papelaria) PROJETO: Romas Lanches LOCAL: Barreiro, Belo Horizonte – MG. O NEGÓCIO: Lanchonete, restaurante e happy hour. CONCEITO: Oferecer um ambiente diferenciado na região, de modo a ...
    Open chat